quarta-feira, 3 de setembro de 2014

2013-2014 vs 2014-2015

É óbvio que uma equipa, quando sofre as alterações que o Benfica sofreu, não estará mais forte. Saíram jogadores importantes e que se revelaram determinantes nos títulos que o Benfica venceu recentemente. Todavia, como tem ficado provado nas mais recentes exibições da equipa, os jogadores entram e saem, e a equipa continua a jogar na mesma. Antes da pausa para as selecções tínhamos 3 grandes objectivos: vencer a Supertaça (done); vencer a 1ª jornada e quebrar o enguiço (done); vencer os 3 jogos (fizemos 7 dos 9 pontos – obrigado, Artur…) Acima de tudo, isto revela que o futebol do Benfica não está tão mal quanto tantos o querem fazer parecer, mas também não há dúvida que temos muito trabalho pela frente. 


Posição a Posição

Na baliza trata-se de uma troca entre Oblak e Júlio César. Se por um lado é óbvio que Oblak nos devolveu a segurança que há muito nos faltava, por outro é inquestionável o valor, a maturidade e a experiência de Júlio César. Mais, sempre que vejo um jogo do Atlético Madrid, penso: quem será que ficou a perder mais com esta novela? O Benfica recebeu 16 milhões de euros e conseguiu contratar um excelente guarda-redes; Oblak assinou um contrato milionário para - para já - bater palmas no Vicente Calderón e o Atlético comprou uma guerra por 16 milhões de euros e não usou o Oblak um minuto que seja...São perspectivas. Não está, nem nunca estará, em causa o valor daquele que será um dos 3 melhores guarda-redes do Mundo num futuro próximo. 

Nas laterais, perder Siqueira para vir Eliseu e Benito é ficar a ganhar…Eliseu é incrível, e Benito vai fazer-se jogador. Na direita, Maxi e André Almeida dão conta do recado, e ainda temos Sílvio, que funciona como joker nas laterais, assim recupere rapidamente. 

Na zona central era impossível estar mais forte. Com a saída de um jogador como Garay, a sua substituição não seria fácil. O Benfica contratou César (um jogador para se fazer) e apostou na promoção de Jardel e no regresso de Lizandro. Pessoalmente gosto mais de Lizandro, mas compreendo a perspectiva de Jesus em premiar o mérito, o esforço e a dedicação de Jardel. Mas é óbvio que neste sector estamos mais fracos que na última época, Luisão com mais um ano, Jardel por mais e melhor que faça nunca será um Garay e resta-nos esperar que o desenvolvimento de Lizandro e César seja rápido e consistente. 

Na posição 6 (ou 4, como diz Jesus), Fejsa e Rúben transitam do ano anterior, mas estão lesionados e não entram nas contas. Resta André Almeida, que é um jogador que cumpre, mas está longe de ser a opção ideal para aquela posição. Samaris é um grande jogador e que já fez as 3 posições de meio-campo (6, 8 e 10), vamos ver o que dá nas mãos de Jesus. Se no Panionos era 10, no Olympiakos foi 8 e 6, mas só o tempo dirá se conseguirá dar conta do recado numa posição tão importante para o esquema do Jesus como esta. No fecho de mercado chegou Cristante, um jovem com muito potencial, mas que provavelmente precisará de tempo. Na verdade, se não contarmos com Matic, que saiu em Janeiro, saiu André Gomes e entraram Samaris e Cristante. Ficaremos mais fracos? Creio que não, acima de tudo porque Enzo continua!!!

Nas alas perdemos Markovic, mas recuperámos Salvio e segurámos Gaitán. Honestamente, aqui nem discuto, acho que se não houver lesões graves estamos melhor, porque adoro Salvio e a consistência que dá à equipa. Pizzi e Ola Jonh regressam e podem ajudar. O português numa zona mais interior (Jesus já o anunciou como clone de Enzo) e o holandês na tentativa de recuperar os rasgos que nos emprestou na primeira época e ainda Miralem Suljemani que apesar da qualidade ainda não conseguiu mostrar-nos o seu real valor. 

Na frente, perdemos Djuricic (que nunca jogou), Cardozo (já estou com saudades) e Rodrigo (que fez 5 meses extraordinários na última época). Entraram Derley e Bebé, foram repescados Nélson Oliveira e Jara. Não há dúvida que estamos mais fracos. Acredito que Bebé, Nélson Oliveira e Derley podem render muito no Benfica, mas será preciso muito tempo para que possam chegar ao nível dos jogadores que saíram. Não esquecer que Jesus tem apostado em Talisca como avançado e apesar do jovem Brasileiro ter ainda muita dificuldade em decidir bem, também não tenho dúvidas que tem qualidade. Mas aqui na frente tudo se resume a uma palavra: golo!!! E o homem dos golos - gostem ou não - acabou! 

Resumindo e baralhando, o Benfica conseguiu gerir razoavelmente o mercado, não enfraquecendo a equipa como vinha sendo anunciado há meses a fio. A manutenção de Enzo, Gaitán, Lima, Maxi, Salvio e Luisão dá à equipa uma espinha dorsal forte e consistente; as chegadas de Eliseu, Samaris, Júlio César e Bebé serão, com certeza, mais-valias, já que são todos jogadores de selecção e o seu valor individual não engana; Talisca, César e Benito podem ser surpresas no decorrer da época; os regressos de Pizzi, Lizandro, Ola Jonh, Jara e Nélson Oliveira obedecem a uma nova política de rentabilização de activos que estiveram a rodar e veremos no que resulta, mas de uma coisa não tenho dúvidas: se estes jogadores não derem a pele em cada treino, é porque não mereceram a oportunidade e, consecutivamente, vestir a camisola do Benfica. E, por fim, não esquecer que Gonçalo Guedes anda cada vez mais próximo da equipa principal, que João Teixeira fez a pré-temporada com a equipa e que Rui Fonte não para de fazer golos na B...

Óbvio será que vir um brindezinho dos jogadores sem clube não seria mau de todo, desde que não seja o Hugo Almeida porque acredito que o Lizandro e o César vão crescer e afirmar-se na equipa :) 

***
Este é o meu primeiro post no VD. A minha disponibilidade não é a maior, como o prova o facto de ser membro fundador do blog e só agora me estrear, mas direi presente sempre que me for possível.

4 comentários:

  1. Concordo com a análise, sobretudo na esperança nos centrais pois acho que tanto César como Lisandro garantem o futuro, não esqueço que os jogadores não são eternos.
    Gosto muito de Jardel, não é muito estético a jogar tal como Luisão mas nem todos podem ser Gamarras e Ricardos Gomes, interessa é a eficácia.
    Em modo "mijar contra o vento" reafirmo a minha confiança em Jara apesar de ter hoje a desilusão da sua não inscrição para a Champions, acho-o um jogador muito acima da média. Veremos, soluções não nos faltam, apenas espero que os lesionados recuperem bem e estranho tanta demora no caso de Sulejmani.

    ResponderEliminar
  2. Estas análises são prematuras. Tanto o Benfica como o porto têm jogadores com muito potencial, mas o ter muito potencial, não indica nada de concreto ( exemplo: o Markovic tinha muito potencial, e teve um rendimento fabuloso, que me surpreendeu, dando mesmo mais consistência à equipa, que o Salvio; por sua vez, o Djuricic, que também tinha muito potencial, teve um rendimento muito fraco. Como se pode concluir: 1+1, pode dar 10, ou pode dar zero.), daí não se poder tirar conclusões com um mínimo de realismo. É, mesmo ridículo, a conversa de muitos comentadeiros, que já andam a dizer que o porto tem o melhor plantel. O que eles podem dizer, se fossem honestos, é que o porto, tendo em conta os jogadores que saíram, e tendo também em conta os que se mantiveram, e face ao dinheiro despendido nas entradas, tem a obrigação de ficar com melhor plantel que o Benfica.
    Fernando Tomás, felicito-o, pela sua defesa do Jara. Julgava que era o único. Não sei se é acima da média. Mas sei que trabalha bastante para merecer o lugar na equipa, e tem merecido.

    ResponderEliminar
  3. Concordo com quase tudo, mas Markovic dá duas voltas ao Sálvio.

    ResponderEliminar