O que se sabe da história:
- Em 2008, o Real comprou Garay ao Racing Santander por 10 milhões.
- Em 2011, o Benfica consegue o concurso de um dos melhores centrais da sua história por 5,5 milhões de euros. O Real Madrid assegura uma fatia de 50% numa futura transferência.
- No mesmo ano, o Benfica aliena 10% do passe do argentino ao Benfica Stars Fund por 1,175 milhões.
- Em 2014, o Benfica chega a acordo com o Zenit para a transferência de El Nero por 6 milhões de euros.
- A partilha faz-se do seguinte modo: 3 milhões para o Real Madrid (correspondentes aos seus 50%); 2,4 milhões para o Benfica (por 40%); 600 mil euros para o Benfica Stars Fund (por 10%).
Garay dá, assim, um prejuízo de 1,5 milhões ao Real Madrid (comprou por 10, vendeu por 5,5 + 3); um prejuízo de 575 mil euros ao fundo (investiu 1,175 milhões, recuperou 600 mil); e um prejuízo de 1,925 milhões ao Benfica (comprou por 5,5, vendeu por 1,175 + 2,4).
Esta é a verdade oficial. Acredita nela quem quiser. A outra não se pode contar. Mas é totó quem pensar que o Benfica fez um mau negócio com os russos. Não teria sido tão bom se a cláusula de rescisão tivesse sido batida.
" Não teria sido tão bom se a cláusula de rescisão tivesse sido batida." - Tens que ir um pouco mais além nesta questão para valer de alguma coisa a lição.O SLB nunca ía ganhar muito dinheiro com Garay. No máximo 8 milhões + o que recebeu do fundo. É muito mais do que a "verdade oficial". Há um negócio obscuro por trás? Uma outra venda inflacionada? Isso sim é que seria explicação para totós. :)
ResponderEliminarPedro, estás por aí? O que me dizes da ironia de ter sido justamente o teu companheiro de blog José Marinho a fazer uma investigação jornalística que bateu certo com a informação que avançámos neste post logo em cima do acontecimento? ;)
EliminarNão acredito que as coisas se resumam ao que aqui está escrito. Dias antes os jornais falavam em 15M, 2 dias depois acreditam que foi só por 6M? o negócio já teria acabado?
ResponderEliminarEntretanto o Benfica veio confirmar os vossos números. http://abola.pt/nnh/ver.aspx?id=485983 Ao princípio não acreditei, parabéns.
ResponderEliminarExcelente descritivo...
ResponderEliminarSó faltou mesmo dizer, sublinhar que na altura o Garay era um excedentário no Real Madrid e que veio a baixo custo para o SLB envolvido na transferência do Fabio Coentrão...
E é óbvio que o R M agora, hoje não vai gostar nada desta venda ficcionada por 6 milhões do Central titular da Selecção Argentina, e o grande obreiro dos Títulos que o SLB ganhou esta época. Sem Garay e sem Enzo o SLB nem ao 4º lugar chegava!